Tatty Negrão Yoga Studio

Sobre a aula de Hatha Yoga

A aula é uma prática tradicional, universal, milenar, que traz benefícios a pessoas de todas as idades, sexos e orientações, a todo tipo de compleição física, propiciando uma melhora na qualidade de vida, mais saúde e equilíbrio (físico, mental e emocional). A aula é um momento especial do seu dia, o momento de recobrar as energias, aliviar as tensões e dedicar-se ao autoconhecimento.

O professor conduz a prática de modo a respeitar o limite de cada praticante, mas sempre impulsionando-o para a superação pessoal a cada oportunidade, auxiliando-o a desenvolver gradualmente mais força, autoconfiança e equilíbrio, além de melhorar o seu padrão respiratório, o que trará diversos benefícios em sua saúde.

As aulas são compostas por mantras, técnicas de respiração (pranayamas), posturas corporais (asanas), relaxamento, meditação e concentração, acompanhados de atitudes mentais favoráveis ao desenvolvimento da autoconsciência.

Por fazer parte de um sistema filosófico, o Hatha Yoga trabalha com dois princípios básicos da natureza: a energia solar e lunar, sendo que “Há” significa Sol e “Tha” significa Lua, em sânscrito, ou ainda, o positivo e o negativo, o masculino e o feminino, o corpo e a alma, o yang e o yin. Sendo assim, um corpo integrado, harmônico, com as polaridades equilibradas, será um instrumento facilitador para o desenvolvimento espiritual.

Na Índia, onde o yoga surgiu, está estritamente ligado à medicina, onde muitos núcleos trabalham com o Hatha Yoga com fins terapêuticos, relatando que o estado físico quando está em desarmonia com o estado emocional e mental, gera doenças no corpo psicofísico, daí a importância da aplicação de técnicas do Hatha Yoga para que a pessoa consiga novamente equilibrar-se.


Práticas Preliminares

Nosso corpo foi feito para movimentar-se, mas os hábitos sedentários da sociedade atual acabam fazendo com que o corpo vá perdendo flexibilidade e força. Iniciamos todas as aulas aquecendo o corpo, preparando-o para aumentar o tempo nas posturas. Durante a prática de aquecimento, voltamos a mente para partes do corpo às quais não damos tanta atenção. Trabalhamos as articulações, seus tendões e ligamentos, melhorando a circulação, aumentando a oxigenação de modo a beneficiar a saúde e proteger articulações e cartilagens da degeneração, além de melhorar o fluxo de energia (prana), por todo o corpo.


Sobre religião

A palavra Yoga teve origem do sânscrito “yuj”, traduzida por unir, juntar ou ligar, o que no sentido espiritual, é o processo pelo qual ocorre a igualdade, a ligação da alma individual com a alma Suprema. A alma humana é levada à comunhão com a Realidade Divina.

Apesar de ter a sua origem muito relacionada a religiões e culturas do oriente, como a cultura Hindu, bem como as religiões hinduísmo, budismo e jainismo, a prática de yoga não está ligada a cultos, pregações ou qualquer outro tipo de atividade religiosa, apesar de apresentar características de algumas religiões.

Porem, o yoga tem uma indiscutível origem e um fim, que são os mesmos: a felicidade, o amor e a autorealização ...Deus. A origem do yoga, como de todas as coisas, é Deus.

“Todas as religiões são verdadeiras. Deus pode ser alcançado por diferentes religiões. Muitos rios correm de muitas maneiras, mas caem no mar. Todos eles são um”.(RAMAKRISHNA, REVERENCIADO COMO UM DOS MAIS IMPORTANTES LIDERES HINDUS DO MUNDO).

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (GENESIS, 1:27).

“Eu não sou mente. Eu não sou intelecto. Eu não sou Ego. Eu não sou memória. Eu não sou ouvidos, língua, nariz e olhos. Eu não sou a terra, água ou fogo, ar ou espaço. Eu sou a pura consciência. Eu sou o divino. Eu sou o divino”. (SRI ADI SHANKARA 788-820 DC, CRIADOR DA FILOSOFIA ADVAITA VEDANTA E CONSOLIDADOR DO HINDUISMO).

A ciência do yoga é um conhecimento divino tão antigo, que desde o início das eras é transmitido de Deus ao homem, da época em que Krishna transmitiu a Arjuna, seguido de Sidarta Gautama (o Buda), e posteriormente Jesus Cristo, até o sábio Patanjali, como um conjunto de idéias e conceitos para instruir o retorno da alma ao divino.


VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Fale conosco para maiores informações! Utilize nosso formulário ou acesse-nos diretamente pelos contatos abaixo: